" Há duas épocas da vida, a Infância e a velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombons!" - Carlos Drummond de Andrade

Bem-vindos à Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé

Sejam bem-vindos ao portal da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé

O lançamento do sítio desta instituição pretende dar a conhecer as nossas obras de misericórdia e de convidar todos a participar activamente na dinâmica desta Instituição e através dessa participação no apoio à comunidade.
Com o lançamento do sítio convidamos o visitante a conhecer as nossas actividades levadas a cabo em todas as valências, bem como a vivência diária, o que se constituiu num desafio à prática do voluntariado. 
Iniciei as funções de provedora da Irmandade em Janeiro de 2012, e fui reconduzida no cargo pelos irmãos em processo eleitoral realizado no passado mês de Dezembro. Foi com grande orgulho que aceitei a enorme responsabilidade de gerir esta instituição e de proceder à reestruturação necessária que lhe permita encarar e enfrentar os desafios colocados por uma sociedade em constante transformação. Não tem sido um exercício fácil, mas, ao mesmo tempo tem-se revelado estimulante pela oportunidade de superação diária. Não estou só nesta missão, acompanhada por gente determinada, procuramos diariamente apoiar os extractos mais desfavorecidos da sociedade, correspondendo às solicitações nas áreas de Infância, Terceira Idade e Acção Social. É um esforço diário, que se pretende frutuoso. 
Todos são bem- vindos. Precisamos de todos para levar a bom porto a missão que nos foi confiada e, se possível, alargar a nossa obra. É imperativo o rigor orçamental para que consigamos resolver problemas financeiros que a instituição tem de enfrentar, comuns à generalidade das instituições de solidariedade. Uma Instituição como a nossa não se pode fechar, deve estar aberta à comunidade e às empresas e instituições do meio onde se insere. 
O apoio da Segurança Social e demais entidades públicas é e será essencial para a persecução dos nossos objectivos. Mas o que verdadeiramente poderia marcar a diferença é o mecenato social, que tarda em responder de forma expressiva. Contudo, nos últimos anos apraz registar uma alteração comportamental positiva neste sentido. É importante que a comunidade entenda que a Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé é uma instituição credível e que deve merecer o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.       
Visitar este portal é uma excelente oportunidade que lhe damos de nos conhecer ainda melhor. É também uma oportunidade de homenagear todos os que ao longo dos anos vão participando activamente e de desafiar outros ao mesmo compromisso. 
Por nós o compromisso está assumido; continuaremos incessantemente o trabalho em prol dos mais necessitados. Convido-o a si, que visita este portal, a embarcar nesta maravilhosa viagem ao mundo da solidariedade e do Amor ao próximo!  

A provedora,  

Maria Ermelinda Martins Salgueiro